Monday, February 27, 2006

O Canal Grande...


Esta é a artéria principal da Sereníssima.


Por aqui, flutua tudo o que entra e sai
desta cidade flutuante...



O Vaporetto nº82, percorre diáriamente este trajecto,
Da Piazzale Roma a San Zaccaria, num vaívem contínuo,
mais chegado ao coração de Veneza,
não se atrevendo para mais além,
retornando, fiél, a Piazzale Roma.


Já o seu companheiro, mais afoito,
o Vaporetto nº1, para lá de San Zaccaria
ainda se aventura pelas águas da Lagoa,
em direcção ao Lido,
mas retorna sempre de novo,
à segurança do Canal Grande,
de volta à Piazzale Roma.


Do Canal Grande partem canais,
mais estreitos e envergonhados,
que irrigam assim o resto desta
cidade mágica e flutuante,
num interminável labirinto
de veios e canais,


tão complexos
como as ruas e os carreiros
que os acompanham e atravessam
num outro frenesim interminável
de pontes e passagens.

Esta é a Veneza que eu conheço
e que respiro com a mesma ânsia,
como se fosse o meu último suspíro,
ou o meu primeiro beijo.


Foi aqui que a minha alma
se apaixonou pela cidade...

Quando aqui chego,

abro as janelas da alma
e choro de alegria e emoção,

e quando a deixo,
choro porque começo
imediatamente a sentir a sua falta,
o seu cheiro,
a sua luz,
as suas cores, e o seu ritmo.



Dizem que esta cidade flutuante
se afunda aos poucos,
mas já eu me afundei nela,
muito mais fundo
do que pensava.



Por isso,
se ela se afundar de verdade,


sei que ficará muito mais
perto de mim...

5 Comments:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Que lindo Nuno!!!

Lindo demais!!!
Nem tu nem ela se encontrarão no fundo... Há a grande lâmina... É por ela que vais poder chegar e será nela que viverás... Flutuante e em meio a tudo que queres e sonhas...
Sonhar faz bem e quem sonha, dá impulso para que as vontades se concretizem. Tu és o homem de vidro e o vidro faz parte da Sereníssima.

Obrigada pelo contadorzinho e por tudo que fizeste lá por mim. Ficou lindo e te agradeço por teres colocado no rodapé. Nada como um homem com a arte no coração, para poder perceber tudo à volta.

Recebi a visita do Diário de Bordo e há fotos lindas lá. Não sei, mas me parece que todos são dos Açores. Deve ser a atração natural de quem vivem em ilhas, mas por fim, são todos mesmo muito interessante e gente muito especial. Tenho aprendido muito.

Te deixo beijo de boa noite e uma ótima terça feira para ti!!!

ò,ó

10:14 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Querida Cris,

A tua delicadeza, estima e dedicação não têm limites!...
Obrigado pelos comentários e pelo apoio. Foi um prazer poder ajudar-te a compor o teu maravilhoso Blog. Ainda não tive a oportunidade de ler o teu último tópico, mas fá-lo-ei em breve!
Beijinhos no coração e até logo!

Nuno Osvaldo

11:33 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Obrigada Nuno e teu prazer não deve ser menor do que o meu, em te visitar e poder ler e ver o que aqui está. Sabemos que a arte está em tudo e por toda a parte, mas há coisas onde ela flui com muito mais intensidade e a indentidade de olhares, gera o brilho e acalma as vontades... Mesmo que eu não possa ser uma vidreira, eu amo o vidro e fico feliz de poder ver o que gosto, nas mãos de quem sabe.
Para quem gosta e trabalha em esculpir formas, o vidro sempre será uma espécie de sonho e afinal, penso que todo o teu amor pela Sereníssima e por suas águas, deve-se ao vidro e ele é mesmo um atrativo enorme aos olhos e a alma.

Beijinhos
ò,ó

10:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Janelas da Alma, sou a Paula, um dos membros da Máquina do Tempo...deixe-me dizer-lhe que o seu Blog é deveras sensacional...uma autêntica maravilha...Muitos Parabéns e bom trabalho...
Prometo cá voltar

12:44 PM  
Blogger Rosalina Simão Nunes said...

e como estou a gostar da "janela de música" por cá vou abrindo as tuas janelas. esta, um dia, hei-de abri-la, também.

obrigada pela viagem. está a ser agradável.

10:46 PM  

Post a Comment

<< Home