Tuesday, June 20, 2006

Janelas de Beacon, NY...


O novo Museu da Fundação de Arte DIA, situado nas margens do Rio Hudson, em Beacon, New York.


O Museu ocupa uma antiga fábrica de locomotivas, construída em 1929, na altura, um modelo da construção industrial moderna.

As salas da Galeria ocupam um total de 240,000 pés quadrados, iluminadas com luz natural.


DIA apresenta trabalhos dos artistas mais significativos dos ùltimos 50 anos, incluíndo,

Walter De Maria,


Sol LeWitt,


John Chamberlain,


Michael Heizer,


Louise Bourgeois,


e, em destaque,


Richard Serra...


com a sua Exposição, intitulada

"Torqued Ellipses" - "Elípses Entrelaçadas",
"O que me interessa é a oportunidade de nos tornarmos em algo diferente daquilo que somos, construíndo espaços que contribuem em alguma coisa para a experiência do que nós somos"

-Richard Serra






Richard Serra nasceu em São Francisco, a 2 de Novembro de 1939.

Este tópico é dedicado a todos os espíritos criativos do Universo,
particularmente aqueles que aqui, neste mundo virtual dos Blogues,
partilham, entre si, as sua formas de expressão artísticas,
sejam elas sentimentais, visuais, musicais, poéticas, teatrais, políticas ou literárias.
Eu acredito que a forma mais construtiva de comunicação e de expressão, individual ou colectiva,
é através das artes.

57 Comments:

Blogger kikas said...

Ola bom dia, bom comentando as tuas imagens vou ser sincera, este tipod e arte não me fascinou la grande coisa...sorry.
Como fotos e como post, sem duvida alguma achei muito bonito, alem de que o proprio museu deve ser lindissimo.
Jitos

9:04 AM  
Blogger naturalissima said...

Muito, muito, muito interessante. Adoro arte e arquitectura. Criação fantastica de espaços em relação à dimensão do homem.
Cá visitarei mais vezes, pois interessa-me imenso este tipo de temas.

Daniela

10:38 AM  
Blogger alice said...

querido nuno,

cada vez fico mais muda diante dos teus comentários, sobretudo sendo tu uma pessoa que tem acesso à arte verdadeira e propriamente dita, como acabo de comprovar, acho incrível que os meus singelos posts te encantem da forma como afirmas...

tenho muita pena que não tenhamos chegado a conhecer-nos como uma vez chegamos a combinar...

oxalá haja outra oportunidade em breve

um grande beijinho para ti,

alice

2:31 PM  
Blogger naturalissima said...

Cá estou novamente para te agradecer os comenta´rios. Vou já visitar Fevereiro 2006. A imagem que te referes foi tirada em Veneza, Itália. Do outro lado das àguas mora o silêncio. É um cimitério.

Um beijo
Daniela

3:18 PM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

NUNO.....OBRIGADA pela visita. um verdadeiro oásis de arte design e bom gosto...um descanso para os olhos para alma...


fabulosa mostra.
beijo-

Ah....(e o doladodomar é o outro lado do Piano....por isso não era a primeira vez que cá passava...:)).

3:27 PM  
Blogger naturalissima said...

Nem sempre tenho tempo para ver e ler tudo o que todos os blogs oferecem. Limito-me espreitar o último mês... hehehehe... Desculpa, mas já vi que o teu Blog é mesmo diferente e vale apena ir mais longe com ele.
As fotografias são tuas? São muito bonitas e tens aqui um trabalho excelente, tnto em imagens como no seu conteúdo...
Nuno tens aqui uma pessoa que te vai visitar diariamente.
Até
Daniela

3:31 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Kikas,

Nem todos os tipos de arte comunicam com a nossa sensibilidade. Pessoalmente, apenas o trabalho de Richard Serra me disse alguma coisa, particularmente porque tendo também trabalhado o ferro, compreendo a relação do trabalho que ele apresenta, provocando uma interação directa com a dimensionalidade humana. Nestas coisas da arte, há gostos para tudo!...Nesta exposição, havia três salas, enormes, cheias de quadros completamente brancos!!!...Pensei que se podia ter oferecido lápis de côr às crianças que visitavam a exposição!...Não acredito que Blinky Palermo ou Agnes Martin apreciem o meu comentário!...
Obrigado pela tua visita e comentário,

Beijinhos,

Nuno

5:00 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Pantera,

Ainda bem que conheces Richard Serra. Tens razão quando dizes que não é possível criar, em fotografia, a impressão da dimensionalidade e tamanho monumental do seu trabalho!...É um pouco como fotografar as Pirâmides!...
Obrigado pela visita!

Nuno

5:02 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Daniela,

Agradeço a tua visita e comentários!...Penso que já compreendeste porque é que te convidei a visitar as Memórias de Fevereiro 2006!...O cemitério que mencionas é o da Ilha de San Michelle, e para lá dele, fica Murano, Burano, e Torcello!...
A Cidade Flutuante é a minha casa, longe da minha casa!...
Beijinhos e volta sempre!

Nuno

5:06 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Ò Alice,

Querida, tu não deves descontar assim a beleza incrível do teu trabalho literário?!...
O teu trabalho é fabuloso, porque tu lhe ofereces uma tangente radical na forma de pensar e sentir. A tua linha de pensamento não vai de A para B para C. Tu provocas, no leitor, um desconforto racional que o obriga a deixar de pensar de uma forma convencional!...A tua habilidade em moldar os pensamentos de uma forma livre é cativante!...Parabéns pelo teu trabalho, e nunca pares, está bem?...O nosso desencontro inicial foi causado pelo facto de eu não ter ido mais ao Norte do que pensava, e também fiquei com pena de não o fazer, mas prometo que tornará a haver outra oportunidade, e não a deveremos perder!
Beijinhos para ti,

Nuno

5:50 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Isabel (Mendes Ferreira),

Agradeço a tua simpática visita e comentário!
Gosto imenso dos teus dois lados!...É um pouco como atravessar uma porta de emoções!
Beijos,

Nuno Osvaldo

5:56 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Daniela,

Em resposta à tua pergunta, as fotos são minhas.
Beijinhos,

Nuno

5:57 PM  
Blogger Mia said...

mais uma janela que me abres :)
obrigado.

beijinho

5:58 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Mia,
Obrigado pela tua visita e comentário, ainda bem que gostaste!

Beijinhos,

Nuno

6:08 PM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Que beleza, esse museu!
... ... ...

Amigo, Janelas na Alma, o tempo move-se por ciclos... e a verdade e a justiça retornarão sempre... O exemplo da sua geração será sempre estandarte-guia para a minha!

P. S. Obrigado por não se espantar de ver um monárquico entre os que cerram fileiras.

Abraço!

9:40 PM  
Blogger Maresi@ said...

Nuno, vim agradecer tua visita ao meu recanto e dizer te que adorei este teu espaço.Nao conhecia o trabalho de Richard Serra, mas atraves dos teus sentidos...sei algo mais. Desejo ver te em breve pelo meu recanto...
Beijo com sabor a Maresi@

10:36 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Olá, boa noite JANELAS DA ALMA,

Hoje resolvi "coscuvilhar" todos os arquivos destas janelas e senti-me em todos esses lugares a olhar "com olhos de ver" muitas dessas pequenas grandes coisas que conseguiste captar.

As fotos são magníficas assim como magníficos são os textos que as acompanham.

A beleza aliada à emoção fazem com que através destas janelas se vislumbre alguma da tua "alma".

A arte pode ser vista de muitas formas e a forma como a sentes é muito bonita.

Vou voltar. Mesmo que não comente, voltarei para olhar, para sentir.

Até breve...

10:49 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno querido...

O museu está lindíssimo e as obras maravilhosas!!!

Concordo contigo sobre a arte ser a maior de todas as formas de comunicação!!!

Beijinhos pra ti!!!
Cris

11:33 PM  
Blogger justine said...

excelentes janelas estas...

gostei das espirais, desafiam a lógica...

continua a partilhar que venho apreciar contigo...

um beijo
justine

12:36 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá amigo Klatuu,

Os que cerram fileiras, lado a lado, fazem-no porque partilham o mesmo ideal, e pretendem obter a mesma qualidade de direitos, não porque pertencem ou partem dos mesmos princípios. A guerra cicil de Espanha, em terras da Catalunha, foram um caso exemplar deste princípio!
Abraços, e obrigado pela visita!
Liberdade, sempre!...E se não conseguirmos obtê-la pacíficamente, teremos de lutar, ou morrer por ela!

Nuno

2:11 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Maresi@,

Obrigado pela tua simpática visita e comentário!...Já lá fui ao teu canto, e gostei muito do teu novo tópico!
Volta sempre,

Beijos doces, a condizer com o teu sabor a maresi@!...

Nuno

2:16 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Pé de Salsa,

Agradeço imenso a tua visita e comentário. Sinto-me muito honrado por teres visitado as minhas memórias!

Volta sempre e até breve!

Nuno Osvaldo

2:18 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Cristina,

Beijinhos no coração para ti!

Nuno Osvaldo

2:19 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Miahari,

Obrigado pela tua visita e comentário!...

É realmente impressionante, a experiência de visitar aquele museu enorme, completamente iluminado com luz natural!...

Beijos,

Nuno

2:23 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Justine,

As espirais são realmente impressionantes, e a estatura, a grandiosidade do trabalho apresentado, tira-nos o ar!...
Foi uma experiência emocionante que, como tu tão bem dizes, desafia a lógica da projecção visual do espaço!...

Beijos,

Nuno

2:26 AM  
Blogger kikas said...

Nuno, 3 salas cheias de quadros em branco??? pois tu tens toda a razão nesta coisa de arte, há gostos para tudo.
Trabalhaste o ferro? em tempos o meu pai tambem, vi trabalhos lindissimos feitos por ele.
Jitos

9:33 AM  
Blogger Isabel José António said...

Caro Nuno,

Muito boa a divulgação do espaço e do artista que aqui foi postado.

Os criativos (poetas, escultores e os outros) bem como todos os místicos, são aqueles seres que conseguem ter acesso a esse outro espaço existente entre o TUDO e o NADA e conseguem impregnar tudo aquilo que façam com essa essência pura, divina, cósmica.

Muitos parabéns.

Um abraço

José António

9:41 AM  
Blogger alice said...

bom dia, nuno,

estou embaraçada, confesso!

não lido bem nem com críticas nem com elogios, porque as primeiras ferem a minha liberdade de escrita e os segundos dão-lhe asas muito maiores do que as palavras que eu efectivamente escrevo

ainda ontem discutia isso com uma amiga, é uma experiência fabulosa receber feedback das pessoas mas quando esse retorno é superior ao que prevíamos, no meu caso, fico extremamente preocupada, porque depois sinto-me responsavel por aquilo que publico, ou seja, eu não altero nunca o que escrevo, porque no acto de expulsão das palavras sou livre, mas pondero mil vezes se devo ou não publicar no blog, se é que me faço entender

e tem acontecido as coisas mais interessantes, nomeadamente nos posts mais inseguros para mim, as pessoas gostarem ou afirmarem que gostam, e eu não gosto, sabes, é muito complicado gerir isto ;)

avisa-me quando vieres ao norte, então, obrigada por tudo

um grande beijinho,

alice

11:11 AM  
Blogger naturalissima said...

tal como tinha dito, venho marcar a minha presença e pouco a pouco vou te conhecendo melhor através daquilo que aqui tens para dar.
Gostei muto do teu trabalho fotografico na cidade flutuante. Estive por lá e vim carregada de fotografias... algumas interessantes.
Nuno, temos aqui comentários de gente muito interessante e que procuram ao mesmo tempo estar em contacto com outras... vontades de partilhar algo de si mesmos, sensibilidades, historias, criticas, vidas, experiências e valores de viver.
É muito bom.... faz-nos bem ao ego
Um beijinho
Daniela

12:13 PM  
Blogger Unknown said...

É tudo muito belo. Bj

4:06 PM  
Blogger poeta_silente said...

Olá, Nuno!
Belas fotos. A arte - a maneira pela qual expressamos nossas emoções, nossas experiências. Há pouco deixei um comentário parecido no Blog do Antonior. A arte sempre me fascinou. Talvez porque eu seja um pouco artista, um pouco "arteira"... A arte é um enigma desvendado por cada coração de uma maneira única e inexplicável. Porque as palavras somente explicarão a arte, quando elas forem a "arte". Caso não o sejam, serão o oposto do objeto analisado.
Não é assim?
by Ju

2:45 AM  
Blogger Rosalina Simão Nunes said...

obrigada pela visita "guiada". bom dia.

9:08 AM  
Blogger Maresi@ said...

Nuno...não podia deixar de vir aqui mais uma vez agradecer pelas tuas tão amaveis palavras...fiueimemso sem jeito...acho que não mereço...esse elogio:(((
Gostei de andar a visitar mais uma vez...este belopanorama sobre arte que nos ofereces... e...faço minhas as palavras da Alice... "quando vieres ao Norte avisa..."
Um beijo grande
Maresi@

10:54 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Olá Nuno, fotografias excelentes como sempre. Mostras aqui a grandiosidade deste museu de arte. Obrigada por me guiares nesta visita. Um abraço mago.

1:04 AM  
Blogger free emotions said...

olá
Felicito pela tua expressão artística através da fotografia.

beijo

1:40 AM  
Blogger alice said...

nuninho lindo ;)

estou parva! completamente!

tu queres pintar o que eu escrevo?

muito me honras, querido amigo...

a ver se eu me controlo que ainda estou meio zonza com a proposta

é uma ideia sublime e mágica no mínimo... sinto-me elevada *****

bom, proponho o seguinte: eu vou escrever algo só para ti e depois venho aqui postar ou mando-te por mail como preferires, ok?

quando tiveres o desenho pronto, envias-me também e publico tudo no meu blog... o que te parece?

estou extasiada de emoção e não sei mais o que dizer, aguardo o teu veredicto, muito obrigada ;)

beijo na tua alma

alice

11:23 AM  
Blogger WHITE ANGEL said...

És um excelente guia. Adorei a visita...

Bom fim de semana e tudo de bom...

Kisses

7:23 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

O teu blog é um janelão para o mundo!!!

Bom fds.

12:30 AM  
Blogger DarkMorgana said...

Obrigada pela partilha de expressões de arte diferentes!
Enriquece-nos olhar por janelas novas e originais!

Deve ser fantástico podermos exprimirmo-nos assim! Devemos ser muito mais felizes!
E quantos de nós gostariam de poder abrir as suas janelas aos olhos do mundo também!

E quantos de nós nem descobriram ainda as janelas que poderiam abrir...
Acredito que na nossa "lufa-lufa" diária, muitos de nós nem sequer se chegam a descobrir nem a si próprios, nem às capacidades artísticas que têm...

Mas as tuas janelas da alma, fazem qualquer pessoa pensar :"e se..."

2:19 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Kikas,

Como tu dizes, há gostos para tudo, e por vezes, aquilo que se chama expressão artística, não passa, às vezes, de um ensaio pessoal de exploração visual e emocional. O problema é que nem sempre estamos preparados para receber essas experiências!...Enfim, como se dizia, há gostos para tudo...mas quadros pintados de branco?...
Beijinhos,

Nuno

4:11 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Amigo José António,

Obrigado pelo comentário e pela reflexão acerca da criatividade! Concordo plenamente com essa visão!
Um abraço,

Nuno

4:13 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Querida Alice,

Não te embaraces, porque tudo o que tu escreves sai-te do coração com a força da alma, e é simplesmente maravilhoso e mágico!
Quanto à gestão das emoções e dos sentimentos, deixemos essa mesma alma e coração tratar disso!
Beijinhos,

Nuno

4:15 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Naturalíssima,

Como tu bem dizes, neste mundo virtual, que às vezes se funde com este nosso outro mundo mais real, encontramos pessoas incríveis, com a mesma vontade de partilhar experiências, sentimentos e emoções.
Obrigado pela tua visita e volta sempre!
Beijinhos,

Nuno Osvaldo

4:21 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Adryka,

Obrigado pela visita!...Passei pelo teu cantinho e gostei de ler as memórias!

Volta sempre,

Nuno

4:22 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Ju,

Obrigado pelo teu comentário, tão a propósito!...
Volta sempre,

Beijinhos,

Nuno Osvaldo

4:23 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Rosalina,

É sempre um prazer receber aqui a tua visita e comentários!

Beijinhos,

Nuno

4:24 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Querida Maresi@,

Os elogios são feitos do coração, e deverão ser recebidos em reconhecimento, igualmente de coração aberto.
Gosto imenso do teu trabalho, e das tuas visitas!
Obrigado pelo simpático convite!...Quando for ao Norte, avisarei!
Beijinhos,

Nuno

4:27 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Mago,

Obrigado pela tua visita e comentário!...Vindo de alguém que apresenta trabalho incrível, como tu, sinto-me muito honrado!
Um abraço,

Nuno

4:28 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Free Emotions,

Obrigado pela tua visita e comentário!

Beijos para ti, do coração,

Nuno

4:29 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Querida Alice,

Podes enviar-me por email. Porém, eu já aqui tenho algumas coisas que tu escreveste, e que me deram uma vontade enorme de pintar, ou desenhar, ou rabiscar!...
Acho que este projecto vai ser giríssimo. Obrigado pelo teu apoio, e pela inspiração!...Afinal, se já esceveste o que os outros pintam, porque não pintarem os outros o que tu escreves?...
Beijinhos no teu coração, e um bom fim de semana!...S. João está aqui à porta, e as sardinhas pingam no pão!...Apesar de estar longe da minha terra, não estou assim tão afastado das minhas tradições!...

Até Segunda,

Nuno

4:33 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Angel,

Obrigado pela tua visita, e ainda bem que gostaste!...

Beijos,

Nuno

4:35 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Wicca,

É óptimo receber a tua visita!
Obrigado pelo comentário,

Beijos,

Nuno

4:35 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Dark Morgana,

Agradeço o teu comentário, tão simpático!
Concordo com o que dizes, que no nosso dia-a-dia tão ocupado e tão cheio de coisas do mundo, acabamos por nos esquecer de olhar para o outro lado do espelho, e ver o mundo!
Eu tento fazê-lo o mais que posso, mas também, às vezes, sou levado pelo turbilhão da vida!...O importante é poder parar, sempre!
Beijinhos,

Nuno Osvaldo

4:38 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno!
Está absolutamente espectacular!
Bravo!!!
Snotty Beaver

9:56 AM  
Blogger alice said...

querido nuno,

tenho pensado muito na tua proposta mas ainda não senti força para escrever algo à altura de uma pintura tua...

e as emoções do mundial andam a distorcer-me os nervos por completo

além disso, comecei uma espécie de romance, sem ofensa para os verdadeiros romances, no meu blog e sinto que devo continuar

mas gostava de saber a tua opinião

agradeço desde já ;)

beijinhos,

alice

9:53 PM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Viu o jogo? UFA!! que stress!

1:22 AM  
Blogger Jonas Prochownik said...

Como dizemos aqui no Rio de Janeiro:
Muito legal !

4:59 PM  

Post a Comment

<< Home