Wednesday, March 01, 2006

A Arte do Vidro - Parte I



Murano, a Ilha de Vidro...


É aqui que nascem as peças mais belas
da arte vidreira.


Séculos de tradições familiares
de mestres vidreiros
substituem-se,
geração após geração,
desenvolvendo e aperfeiçoando
técnicas tão antigas
como os edifícios
onde os fornos
nunca arrefecem,


e o vidro mantém-se
maleável e flúido,
como as águas que rodeiam a Ilha...


Trabalhar o vidro é como trazer vida
da incandescência de um vulcão...


Agarrar o vidro com a vara,
e enrolá-lo delicadamente
em movimentos circulares
e precisos...


Dar-lhe forma e manter
o balanço da massa vítrea,
desafiando as leis da gravidade...


Soprar no vidro,
e dar-lhe vida...

A evolução da forma e do espaço,
sem lhe poder tocar com as mãos
e moldá-lo, como se faz com o barro!...


Transferir a forma,
colando vidro com vidro,


separá-lo e uni-lo de novo,
tudo com precisão,
e com a simples vontade
de querer...

A rotação e a expansão,
alterando assim a forma,
de bola de fogo
a bolha de ar incandescente,


de copo a jarra,
e de jarra a prato,


tudo num movimento só!...

11 Comments:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Assim não dá...
Não tem ar mesmo que aguente!!!

Enquanto tu fala de vidro, desse Murano, lindo, transparente, eu fico aqui a lembrar que soprar aquele enorme bastão com a pasta incandescente, me trás a lembrança da infância e das brincadeiras com bolhas de sabão e onde o forno, era a gente...

Amo vidro, de paixão!!!
Sempre desejei trabalhar com o vidro e meu desejo vem sem dúvida, das bolhas de sabão e da coleção de Laliques que tinha minha avó e que me encantavam os olhos, quando o últimos raios de sol entravam pela janela da sala de estar da casa e banhava tudo com uma luz mágica, cheia de cores recriadas pela outra luz e que iam mudando, mudando, até desaparecer...

Um lida terça feira pra ti. O post é lindo, como tudo aqui.
E em tempo... As fotos são todas tuas???

Beijinhos
ò,ó

10:08 AM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Esqueça meus erros de digitação!!!
Além de cega, sou atrapalhada e destrambelhada, sem falar em muitos outros ...adas da vida!!!

Beijo
ò,ó

10:09 AM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno...

Sou cegueta...
O homem que aparece moldando o vidro nas fotos, és tu???
Que lindo!!! Tonta eu, né???

ò,ó

12:28 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Cris,

Vou tentar responder a todas as tuas perguntas...

Sim, as fotos são todas minhas. Quando não forem, darei o crédito aos autores.
Sim, sou eu a trabalhar o vidro!...Este foi um desejo meu de toda a vida!...Como deves saber pelo Vasco, a nossa família vem de gerações de vidreiros e lapidadores, do lado do meu avô paterno, que vem da Marinha Grande, o centro vidreiro de Portugal!...Já o meu avô tinha quebrado a tradição, e afastou-se da profissão da família para se tornar Tipógrafo. Porém, havia despojos suficientes de trabalhos de vidro, feitos por faliliares, espalhados pela casa, e a recordação da tradição estava sempre bem presente, como um orgulho suprimido, ou um desejo esquecido!...
Assim, logo que pude, tentei aprender a trabalhar com o vidro, uma vez que já trabalhava muito com o barro. A esperiência é marcante, e durante uma semana sonhei todas as noites com a oficína de vidro, onde fazia jarras enormes, que nunca fiz!...
Sou apenas um aprendiz, mas o coração bate fundo quando entro na oficína de vidro e sinto o calor do forno a passar nas veias!...Não sei se é a memória genética das gerações passadas, ou se é apenas pura paixão!...Seja o que for, abre uma outra janela da minha alma, e faz-me muito feliz.
Em casa dos meus avós, existe um pisa-papéis, de vidro, feito por um primo do meu avô, cheio de estigmas de vidro colorido por dentro. Essa era a minha bola mágica de cristal, e eu passava horas a olhá-la, tentando descobrir os segredos que continha, espreitando lá para dentro, atento, á espera de descobrir as respostas de todas as minhas perguntas!...Por isso, quando comecei a aprender a trabalhar no vidro, o meu principal desejo era realmente aprender a fazer aquelas maravilhosas bolas de cristal!...E aconteceu, na Arte do Vidro - Parte II!!!
Como é òbvio, as fotos onde eu estou a trabalhar com o vidro foram tiradas pela minha companheira, com a minha câmara digital.
Beijinhos, e uma boa Terça-feira para ti!

Nuno Osvaldo

5:17 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Não estava pensando que tu não daria crédito às fotos que não te pertencesse, mas pensei que poderiam ter sido tiradas por teu pai ou pela tua companheira... Sei que isso não implica em não dar o crédito, mas como eu normalmente já uso as fotos de Felipe - meu filho - como sendo "nossas"... Tadinho!!! Mas não faço por mal. É que lido e vejo tanto dessas fotos na minha frente, que elas já fazem parte do acervo da casa e por vezes, até nós nos confundimos o que é de um eo que é do outro, mas normalmente é ele quem fotografa, pois não consigo mais fazer o foco e muito menos posso ver a imagem no visor. Quando fotografo, o faço por instinto e pelo tempo de espreitar por trás das maquininhas, quase sempre dá certo.
Mas de todo, sou mesmo bem ceguinha e leio e escrevo muito mais por reconhecimento das letras - e me perco muitas vezes - do que por vê-las realmente e só depois é que me dei conta que és tu que está na foto, soprando vidro. Reconheci pelo teu sorriso e por uma foto que o Vasco me enviou de voces dois, no dia que fizeram a traquinagem na cabeça dele. O Vasco também me contou sobre a tradição de vidreiros na família e que tu és uma amante dessa arte. Falou-me de teu gosto pela cerâmica, também. As peças que aparecem no post Palavreando Letras, são minhas. A Cabeça Negra, tem um valor especial para mim, assim como o torso, embora esse seja apenas um estudo. A cabeça é em faiança, com queima em 1200 graus. Eu adoro cerâmica. Estou com um projeto de nove totens com reaproveitamento de sobras de madeiras, cerâmica e aço. Acho que ficará bom. Espero.
Obrigada por tdoas as respostas e desculpas pela minha curiosidade.

Beijinhos Nuno, de boa tarde!!!
Da Cris
ò,ó

6:07 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E...

Adorei a tua estória sobre teu interesse pelos mistérios das bolas de vidro com conteúdo colorido... Também tenho umas que pertenceram à minha avó portuguesa.

Outro beijo!!!

ò,ó

6:11 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Querida Cristina,

Está decidido!...
Depois destas conversas todas, um dia, temos de fazer algo de barro, juntos!..
As peças que mostras no teu tópico são magníficas!...Que beleza de trabalho!...Parabéns!
Como o Vasco te deve ter dito, eu e ele estamos a preparar uma Exposicão de Fotografia, Cerâmicas, e Poesia, juntos!...Lá para Abril ou Maio, na Galeria do Consulado, em Toronto. Por isso, estou a trabalhar de novo nalgumas composições de azulejo e mosaico português, de tradição islâmica!...Quando puder, partilharei algumas fotos desses trabalhos!
Beijinhos e abraços no coração!

Nuno

6:53 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Então tá combinado!!!

Mãos à massa!!!

Tenho problemas aqui para a queima de minhas peças, por serem grandes e não há muitos fornos disponíveis.
Fiz uma série de cabeças e elas eram mesmo bem bonitas. Eu adorava fazer estudos desses e is trocando de barro. Me sobrou somente a Cabeça Negra e eu cuido dela com muito carinho. O torso que aparece na foto, é em tamanho natural também, mas é de um pré adolescente. Fiz quando meu filhos deixou de usar a cadeira de rodas e depois de muitos anos com ela, ela teve de reaprender a nadar e estava mesmo muito tortinho. Me apavorei tanto que resolvi extravasar no barro. Ele reaprendeu rapidinho. Ficou totalmente restabelecido e hoje ele está totalmente normal. E ficou a peça...

Beijo de boa noite Nuno Querido!!!
ò,ó

11:27 PM  
Blogger Vida said...

Passei por aqui vinda da Lâminas D'água, adorei porque até já estive nesta fábrica de vidro em Murano faz agora dois anos, Veneza!! Tamanha beleza, que saudades!! O vidro sempre me atraíu, nasci em Moçambique e há mais de trinta anos no fim da marginal era costume aos domingos verem-se pessoas a trabalhar o vidro, eu criança na altura olhava para aquele vidro e...difícil explicar o que sentia a distância é muita.
Parabéns e obrigado por me ter trazido estes tempos de infância.

Maria de Deus

12:04 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Maria de Deus,

Sinto-me muito honrado por te ter trazido assim boas recordações de infância!...Volta sempre, e, por favor, trata-me por tu!...
Abraços,

Nuno

5:19 AM  
Blogger virgínia além mar floresta vicamf / said...

Que bom encontrar aqui este Peixe vítreo,
esta arte e a beleza,
um poema in
http://alemmarpeixevoador.blogspot.com/
devires ... Sopros II
libert/ação
grata , afetuoso abraço,
virgínia ( peixe voador )

6:50 PM  

Post a Comment

<< Home