Friday, August 18, 2006

Janelas de Cuba...

Estas são as Janelas de Cuba...

Acabaram-se as férias,

Mas ficaram as imagens gravadas na memória,



Da flora...


Da fauna...


Das curtas irreverências do clima...


Da beleza da praia...


Da realidade cubana...


Do contraste das colónias de férias...



Do 80º aniversário do Fidel...


Da paixão da ilha, "que resiste ainda e sempre ao invasor"...

Este tópico é dedicado ao povo Cubano, que com coragem, determinação,

e à custa de muito sacrifício, restrições, sofrimento, e embargos económicos

por parte dos americanos, continua a tentar resistir, ainda e sempre,

ao imperialismo colonial e ao capitalismo fascista americano...

Nesta Ilha, onde a pobreza material é evidente, existe muito mais riqueza

de espírito do que em qualquer outro lugar...

Todo o meu respeito e apoio para o povo Cubano, e para o seu futuro ainda incerto.

47 Comments:

Blogger José Leite said...

DESLUMBRAMENTO TOTAL!!!

8:52 AM  
Blogger lo said...

Olá Nuno
ai que injustiça...
tu andastes nessas praias lindas
já vi que foram umas férias e tanto...
que bom já voltastes sinte a tua falta...
:))))))))))
beijoooooo

9:55 AM  
Blogger Maria P. said...

Fantásticas estas janelas, purificam a alma. Obrigada pela partilha.

10:15 AM  
Blogger José Manuel Dias said...

Parabéns pelas fotos. Uma visita pelo olhar...uma ilha bonita e de característica peculiares. Um abraço

11:35 AM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Em boa hora deste esse nome ao teu blog.

Esta janela só revela mais uma vez a qualidade dos teus trabalhos. Parabéns e bom regresso.

Um abraço

12:13 PM  
Blogger Mia said...

eu já estive em Cuba e fiquei apaixonada pelo povo e pelo pais.
Um povo que tem mts carencias mas que sao ricos em espirito. lindissimo...

beijo terno meu amigo

12:18 PM  
Blogger Maresi@ said...

Lindas estas fotos Nuno... Essa viagem foi óptima...trouxeste nos imagens lindas.
Obrigado por as partilhares comigo...
Passa pelo meu recanto...ja regressei de ferias tb.
Deixo aquele beijo _______Maresi@

1:49 PM  
Blogger Picasso said...

Gostei imenso das da Flora e da Fauna.

Mas parece-me que o blog já deve estar muito pesado pois demora imenso a carregar as fotos (a n ser que seja do meu acesso).

Sorry n ter respondido a um mail que me enviaste para aí há um mês e meio mas é raro verificar o dito.

A propósito, ainda me vou safando só com uma cybershot DSC31, modelo que já n se fabrica, de 2M e sem zoom óptico, mas enfim...

Abraço

7:41 PM  
Blogger rute moura said...

Em boa hora abri as janelas do teu blog! Que imagens tão bonitas!

Até à próxima

8:12 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Parece que as férias foram mesmo boas!
São belas essas Janelas de Cuba. Mas mostradas assim pelo teu olhar...ficaram especiais!

Parabéns Nuno e, se for o caso, continuação de boas férias.

10:33 PM  
Blogger Alexandra said...

Que mundo maravilhoso nos mostras através das tuas janelas. Obrigado por esta linda partilha!

Bom inicio de trabalho. Segunda feira, já regresso ao trabalho também...

Beijoca

1:00 AM  
Blogger lo said...

Olá Nuno
sempre que entras na minha casa,
fico feliz...
tu sabes que sim.
é querido agora ando inspirada,escrevo o que me sai da alma...
bom fim de semana
:)))))))))))
beijoooooooooo

mim saudade de tu muitassssssss

8:31 AM  
Blogger Luna said...

Obrigado por partilhares toda esta beleza com os nossos olhos, mas quando lia o teu comentario ao povo cubano, não deixei de sentir as tuas palavras tambem de outra forma, é que o que dizes toca-nos interiormente , eu pelo menos sinto isso dessa forma, o acreditar em algo,uma força que nos diz que ainda´há tempo, ainda que vá escassiando.

beijinhos de bom fim de semana

12:40 PM  
Blogger Kalinka said...

OLÁ

Encontrei este blog num outro espaço que visitei e seduziu-me o nome: Janelas da Alma.
Depois, curiosa venho espreitar e deliciei-me com as belas imagens...eu adoro fotografia, e encontro aqui fotos espectaculares.
Parabéns.

Beijos com carinho.

2:08 PM  
Blogger crt said...

Gostei muito. Não só pela excelente qualidade das fotos, as escolhas, os enquadramentos, como ainda, e sobretudo, pelo que nelas é possivel captar. Basta obervar com olhos atentos e dar asas à imaginação. Foi o que fiz. Parabéns.

2:41 PM  
Blogger Luís said...

Um mergulho na cor e na poesia. Obrigado por esse mergulho. Excelentes imagens associadas a uma não menor expressão escrita.

11:05 PM  
Blogger Ana said...

Que fotos maravilhosas!!!

11:15 PM  
Blogger WHITE ANGEL said...

Que belo regresso!!!!
Beijos com carinhos...

11:24 PM  
Blogger José Leite said...

Um monumento à beleza! Bem observado... GOSTEI MUITO! Parabéns!...

8:29 AM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

É sempre bom recordar das Nações aquilo de que as notícias nunca falam!
Abraço.

3:24 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá MiaHari,

Obrigado pela visita!
Não é uma aguarela, é um óleo, e mostra com toda a sua simplicidade o aspecto natural das ruas de uma cidade Cubana.
Um abraço,

Nuno Osvaldo

6:34 PM  
Blogger Maçã de Junho said...

A historia ainda não terminou!
Mas os teus olhares ficaram sempre gravados! Agora são também os nossos olhares. Assim se vê, assim se partilha!
Parabêns
Maçã de Junho

7:42 PM  
Blogger Jonas Prochownik said...

São lindas as fotos e concordo com você no respeito ao pobre e sacrificado povo cubano.
Mas não aceito e nem gosto desse maldito ditador Fidel.
Nenhum ditador presta.

7:44 PM  
Blogger Thinker said...

Nuno... Benvindo de volta, agora, à tua realidade... Aquela que responde a uma costrução diária pessoal, a uma sensibilidade mundana como manifestas presente neste teu espaço tão belo, uma demonstração pura com palavras serenas, simples, amadurecidas... que reflectem sobre a pessoa que és!

Obrigado por mais este momento de partilha, abraço Nuno (Thinker) :)

12:53 AM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido...
Obrigada por tua visita!!!
Fiquei feliz!!!
Também estava com saudades de ti!!!
Volte lá sempre que desejares!!!
Boa semana e um ótimo retorno!!!

Beijinhos da Cris!!!

3:53 AM  
Blogger Elenita Rodrigues said...

Que máximo! Feliz de ter "caído" aqui... agradeço pelas janelas.

4:48 AM  
Blogger Joker said...

Palavras muito bem acompanhadas pelas imagens...

Magias de beijos meus!

3:18 PM  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Kristal,

Concordo contigo, nenhum ditador é bom. A ditadura é a corrupção do poder.
O povo cubano também não concorda com a ditadura, mas ainda estão incertos quanto às alternativas. O caso de Cuba é quase como o que aconteceu em Portugal, na Revolução de 25 de Abril de 1974. Acabámos com a ditadura, e tornámo-nos um país livre. Mas qual era o significado de liberdade depois de 48 anos de ditadura fascista?... Ninguém o sabia ao certo, para além da noção teórica!...Morte ao fascismo, e a todas as ditaduras do mundo, assim como ao imperialismo capitalista!...Só desejo que as comunidades do mundo aprendam depressa a viver sem trela, e em paz!...E isso requer aprender a viver conscientemente! Todos e juntos!

Nuno Osvaldo

3:50 PM  
Blogger lo said...

Olá Nuno
passei pra te deixar o meu.
:))))))))))))
beijooooooo

9:58 PM  
Blogger kikas said...

Bom mas que férias, por todos os motivos e mais alguns, dou-te os parabens. Um pais que eu adorava conhecer, uma cultura espantosa, dançam expectacularmente e tem umas praias maravilhosas.Ja agora as fotos estão o maximo.
Bjitos

11:44 PM  
Blogger Luana said...

Fotos lindíssimas...

Beijos!
:)

5:44 AM  
Blogger Thinker said...

....apeteceu-me voltar para te dizer.. respira-se frescura por aqui :)

abraço, Nuno (Thinker)

10:21 AM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Olá Osvaldo!

Parabéns pelas fotos, são,na verdade lindíssimas.

Também me rendi à fotomania desde há alguns meses para cá. Quanto ao coentário eu já estava para subscrever as palavras da Kristal eté que vi a tuia resposta e fiquei uma pouco mais aliviada.É qu o povo cubano está a levar pelos dois lados, capitalista e comunista.

Eu, siceramente neste, momento não quereria ser nem cubana, ne iraquiana, nem libanesa e nem israelita!

CSD

11:45 AM  
Blogger Janelas da Alma said...

Cláudia,

Obrigado pela tua visita e comentário. Primeiro, é preciso compreender que o comunismo de Fidel não é puro, mas sim uma forma de repressão social e económica. Os princípios de Carl Marx foram há muito tempo diluídos e deturpados pela visão e adaptação de outros ideais fascistas, mascarados de ideiais 'comunistas' como o Lenine e o Stalin, por isso não podemos chamar 'comunista' ao que existe em Cuba!...
Quanto à outra parte do teu comentário, onde dizes que não gostarias de ser israelita, libanesa, iraquiana ou cubana, penso que esse sentimento é derivado às questões do conflito, e não às questões ideológicas desses povos, certo?...
Não sei qual é a tua experiência com esses povos, ou o conhecimento que tens das suas estruturas ideológicas e sociais. Penso que nem as ratazanas gostariam de ser israelitas, por questões de princípios de integridade ideológica e social...(hehehehe).
Ainda hoje me pergunto porque é que os americanos não invadem o País Basco?...Para defender os interesses de Espanha, ou a Irlanda, para defender os Ingleses!...(Espero que notes o sarcasmo no comentário!)
Infelizmente, os orgãos de comunicação social são manipulados até ao extremo, para recebermos apenas a informação desejada pelos governos.
Quanto ao líbano e ao iraque, já estamos a lidar com questões religiosas, políticas e sociais, e o ocidente continua a misturar alhos com bogalhos nesta questão. Estamos a lidar com problemas milenares que têm de ser resolvidos internamente, através da evolução cultural destes povos, com todas as dificuldades inerentes. Podemos ajudá-los nessa transição, ou evolução cultural, dando-lhes apoio cultural ou espiritual, e não apoio militar!!!
Será que as bestas dos americanos nunca vão aprender a sua lição, em vez de tentarem ser a polícia do mundo???...
Agora, quanto aos cubanos, olha que é um povo maravilhoso, com uma integridade espantosa, e eu tenho muito respeito por eles. Apesar de serem vítimas de um sistema corrupto, continuam a acreditar em valores sociais e morais muito sólidos. Não destroem o seu meio ambiente, nem poluem a alimentação.
Respeito e compreendo o teu comentário, e gostei imenso que o tivesses feito. Pessoalmente, eu só não gostaria de ser americano, nem estar na pele deles. Existem poucos povos e culturas tão sujas e mentirosas como eles. Vivem num mundo fictício, alimentado por mentiras e falsos valores morais, e estão cada vez mais doentes, a nível físico, espiritual, social, e económico. É uma cultura muito triste que ninguém devia imitar, nem tentar sequer apoiar!...
Os israelitas estão quase no mesmo plano que eles!...Culturas racistas e preconceituosas, são um problema para o resto do mundo, mas há mais, infelizmente!...
Isto é um assunto muito delicado, porque falamos de povos e culturas, mas, na realidade estamos a falar de governos que representam esses povos e essas culturas. E sabemos que os governos nem sempre representam a ideologia geral de um povo, se bem que tenham sido elegidos por eles.
Neste caso, gosto de me referir aos princípios de eleições municipais, onde apenas 35% da população vai votar. Nesta situação, o governo municipal é eleito com, talvez, 50% dessa votação, o que representa 17% do município, certo?...O resto da matemática pode ser feita em casa!
Estamos a ser governados por uma minoria, e sofremos as consequências dessas decisões!...
A humanidade ainda está a dar os primeiros passos da sua existência, e já causou tantos danos que, se não alterarmos o nosso comportamento, vamos destruir tudo antes de o compreendermos!...

Nuno Osvaldo

P.S. - Já agora, ainda em relação às questões fundamentais da cultura islâmica, aqui está um video muito interessante!...

http://www.youtube.com/watch?v=5Donf_taU20

Estas culturas estão tão afastadas dos nossos princípios básicos de respeito cultural, que tentar mostrar-lhes os nossos valores é um pouco como oferecer um isqueiro a um homem das cavernas!...Os seus valores culturais são retrógados e selvagens, baseados em credos religiosos, e não coincidem com aquilo que nós acreditamos, mas convencê-los do contrário é uma ameaça!...E isto é outra discussão!...

5:07 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Osvaldo, penso que entendeste o meu ponto de vista.Qualquer povo que esteja debaixo de um conflito internacional e que ainda por cima viva debaixo de um regime não democrático,está na mira de um fogo cruzado.

Israel é eum estado tecnológicamente muito mais evoluído. Ideologicamente também seria se não fosse a ala mais extremista (de direita)- aquela que decidiu exterminar Rabin. A cultura e o património cultural árabe para mim não têm preço.

Mas é complicado emitir juízos de valor numa questão como esta. Foram cometidos demasiados erros no passado de que o ocidente, nomeadamente algumas potências europeias que administraram aquela região têm muita culpa na situação actual.

´Mas também compreendo a posição de Israel neste conflito.

Não esperes que o Governo Israelita tenha a mesma paciência para com o Hezbollah que o executivo da César Gavíria com o caso do sequestro dos nove jornalistas por Pablo Escobar do Cartel de Madellín...

O pessoal está farto de ser calcado e ferve em pouca água...Que se calhar não é tão pouca assim...

Fica bem e obrigada pela tua visita:-)

CSD

6:10 PM  
Blogger Lata Mágica Recife said...

Temos uma novidade!
A novidade é que já estamos com um espaço próprio para nosso laboratório. Conseguimos graças ao apoio e o incentivo de todos. Não desistimos. Um abraço.
Willam & Odilene

8:23 PM  
Blogger Maresi@ said...

Nuno...mais uma vez aqui estou pra agradecer a gentileza das suas palavras no meu recanto... As ferias foram pekenas mas boas...
Essa fotos são lindas (torno me repetitiva) mas não posso deixar de o dizer nova/

Beijo grande e fico à sua espera lá no meu recanto..pra ver "!novo visual"de meu Blog...

Beijo com odor a __________Maresi@

1:02 AM  
Blogger alice said...

querido nuno,

obrigada pela tua visita

amigo, o que temos para conversar não cabe neste quadradinho

tenho verdadeiramente saudades tuas

quando pomos a conversa em dia?

fico feliz pelas tuas férias que o post evidencia terem sido boas

um grande grande beijinho para ti

alice

2:25 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno...

Tu já foi escutar a nova música que tá rolando na casa do Castor???

Vá até lá dar uma escutadinha.
Eu penso que vais gostar, também...

Nada como uma música linda daquela para alegrar a casinha do Castor mais fora dos padrões...

Beijinhos para teu restinho de semana!!!

Cris

3:21 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Adoro passar por abrir, gosto da forma como mostras o que vês!...

Já te considero uma janela da minha humilde casa!!!

Bom resto de semana.

8:18 PM  
Blogger kikas said...

Foste alguem que me deu força para e entusiasmo para continuar os meus rabiscos, assim venho-te apresentar desta forma um canto que vou tentar manter só com trabalhos meus, onde lhes darei o nome e escreverei 1 ou 2 frases somente. Espero que gostes e que ele nos dê o gozo que espero dele.
Beijos para ti

www.riscos-rabiscos.blogspot.com

2:40 PM  
Blogger kikas said...

Obrigado, tens sido um anjo com todo o carinho que me tens dado no meu trabalho, aceito a proposta sim, colocar os meus riscos em cerãmica será um grande desafio. Apenas terás que me dar luzes e encaminhar, mas sobre isso vamos falando.
Beijo na tua alma

4:50 PM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

obrigada!


por este "regresso".... por este respeito. que partilho.

um abraço.


sensibilizada.

4:55 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Nuno

Reli o meu texto que aqui deixei... devia de estar com muito sono!!! Onde diz "abrir" deverá ser "aqui".

Já agora aproveito para agradecer as tuas palavras no meu blog. Trazes sempre sabedoria, respeito, entendimento... Gosto muito da tua presença neste mundo virtual.

Um bom fds para ti.

6:26 PM  
Blogger cm said...

Imagens maravilhosas...
A riqueza maior é mesmo a de espirito... a da alma.
Gostei de espreitar esta janela aberta...
Beijo

6:31 PM  
Blogger LUA DE LOBOS said...

fotos fabulosas
xi
maria de são pedro

9:15 AM  
Blogger DarkMorgana said...

Também estive em Cuba este ano e já estou com saudades...
Também mando um beijo ao povo cubano.

7:40 PM  

Post a Comment

<< Home