Thursday, August 24, 2006

Janelas do Livro de Receitas I...

Por questões de tempo, o Livro de Receitas foi um pouco abandonado, e deu, depois, lugar às Janelas da Alma. Porém, o desejo de continuar a escrever lá é enorme, porque a cozinha não pára de fabricar sabores. Assim, decidi trazer até aqui as páginas do outro canto, e continuar aqui o Livro de Receitas.

Os caminhos do Pesto...

Em Junho, publicou-se aqui um tópico, intitulado, Janelas de um Mundo Vegetal (1 de Junho de 2006), onde se contou a história de umas sementes de coentros, plantadas nessa altura. Ao mesmo tempo, plantou-se também um punhado de sementes de manjericão, que vai já na terceira colheita, e que graças às suas qualidades aromáticas,
permite criar esta receita maravilhosa, conhecida por Pesto.
Originário da Índia, se bem que o seu uso culinário, nesse país de origem seja limitado, o manjericão era já uma erva conhecida dos Egípcios, e foi utilizado pelos Romanos como erva aromática. As receitas foram transportadas até nós pelos caminhos do tempo, através de deliciosas receitas, como esta!...

Assim começou o manjericão...

E cresceu assim...

Foi cuidadosamente colhido e separado...


Os seus companheiros da receita,
os pinhões, os alhos, o azeite, o queijo Parmigiano Reggiano, e sal q.b.
são então misturados...



com as folhas do manjericão,


de forma a criarem uma pasta homogénea.

E eis a simplicidade do Pesto!...
É colocado em jarros,
e guardado no frigorífico até ser utilizado...

Pode ser servido com massa fresca,
sem nunca ser levado ao lume!...

Bom Apetite!...

E agora, a receita...

2 chávenas de manjericão fresco
1/4 de chávena de pinhões
3 dentes de alho
1/4 de chávena de queijo Parmigiano Reggiano, ralado
1/2 chávena de azeite
sal q.b.

Pode manter no frigorífico durante 6 meses.




Este tópico foi criado para manter viva a paixão investida no

Livro de Receitas

http://comidinhanopapo.blogspot.com/

43 Comments:

Blogger Janelas da Alma said...

Hehehe,...Olá Miahari,

Pois é, acabei por trazer para aqui o meu velho Livro de Receitas, e sempre se cozinha alguma coisa!...
Um abraço para ti,

Nuno Osvaldo

9:29 PM  
Blogger Luana said...

Adoreiiii a receita! Quando estiver em casa, tentarei a proeza...

Beijinhos!
:)

10:11 PM  
Blogger Deepak Gopi said...

Bon Apetite.
thanks for visiting my blog

8:45 AM  
Blogger kikas said...

Hummmmm que aspecto, acho que vou experimentar, depois te direi se ficou assim tão bonito como o teu

2:44 PM  
Blogger vero said...

Passei p deixar um beijinho enorme ***

3:29 PM  
Blogger cm said...

Assim,não vale... a abrir a janela do apetite, ao meio da tarde! Ai, ai, ai...
Beijo :)

3:40 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Meu Nobre e Queridíssimo Conde de Burriés!!!

É com enorme satisfação que me deparo com os preparativos para os tão famosos momentos, regados a muitos aromas e sabores, entre conversas agradáveis; tertúlias e saraus inesquecíveis, em suas terras geladas do norte. A muito que reclava por esses momentos, de deleite e enriquecimento do intelecto e da degustação dos alimentos preparados com o rigor e criatividade da arte da boa cozinha...

Agradeço sensibilizada...
Mandarei preparar mantimentos...

Minha caravana em breve estará a postos!!!Enviarei mensageiros...

Abraços fraternais diretamente dessas nossas longinquas terras do sul!!!

Baronesa de Rio Vermelho
De terras e águas de mesmo nome.


(Beijinhos querido Nuno e um lindo final de semana, da Cris)

4:15 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido...

Eu estava em um cyber e por alguma razão a mensagem que eu te escrevi, postou duas vezes seguidas e aí eu deletei uma.

Outra coisa:

O que~são pinhões??? Na fotom me parece uma amêndoa pequena...
E o que é sal q.b.???

Coisas de nossas diferenças de idiomas...

Beijinhos!!!
Da Cris

8:12 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Isto é o que se chama uma pessoa versátil.

Costumo utilizar o manjericão através de uma folhinha ou duas mas agora vou experimentar esta tua receita. Não ficará muito perfumada? De certeza que não!

Um dia destes envio-te uma receita das minhas. Queres?

Um bom fim de semana e obrig por partilhares connosco os teus conhecimentos.

10:06 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido!!!

Fico bem feliz que tenhas gostado!!! É importante para nós que gostes e sabes que és uma figura de peso!!!

Acabo de te enviar uma porção de coisas para tua caixa postal, e mais mensagens relacionadas aos projetos. Depois se te sobrar um tempinho, podes me dizer o que pensas a respeito???

Beijinhos e obrigada!!!
Da Cris

11:26 PM  
Blogger Maresi@ said...

Ola Nuno:))) como ja vem sendo habitual "prendes me" aqui no teu recanto tão "delicioso" e hoje especialmente "saboroso"...Os promenores ,essas imagens e essa receita são de fazer crescer agua na boca...

Deixo beijo__________Maresi@

11:31 PM  
Blogger Tat Wam Asi said...

Parece Caipirinha! eh eh...grande abraço

1:21 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

como é possível?????


ser-se tão poético e criativo?



abençoada Janela.



é um post sobre "culinária"?

pareceu-me sobre jardins e aléns...


beijo.

1:21 AM  
Blogger Deepak Gopi said...

Language may not prevent me from visiting
your post.Your post communicates well.
It gives a feeling of coolness to the visitors.

7:27 AM  
Blogger Maria P. said...

Que maravilha!
Uma supresa para mim.

Beijinho

10:45 AM  
Blogger Joker said...

mnham mnham...quase senti o cheiro deste lado!!!!

magias e beijinhossssssss

12:52 PM  
Blogger lo said...

Olá Nuno
ai ai só quero ver se eu engordar,
vou te culpar hihihih
adoro passar por aqui.
mas se passares no meu ve komo tenho ideias geniais hihihih
bom sabado
:)))))))))))
beijoooooooooo

6:07 PM  
Blogger o alquimista said...

Meu caro "Amigo", vamos fazer um acordo, levas as ervas, o teu Pai os vinhos e eu levo os restantes condimentos e fazemosum pa de dois em outubro em casa da Cris...

Um forte abraço aqui do bruxo cozinheiro

8:01 PM  
Blogger Jonas Prochownik said...

Aqui no Brasil opesto não é muito usado, mas podemos encontrar esse tempêro em alguns bons restaurantes italianos.
Anotarei a receita.

11:28 PM  
Blogger Eva said...

Já tomei nota.
Só falta mesmo o manjericão.
Já tenho água na boca...

5:04 PM  
Blogger Mia said...

credo!! agora é que fiquei mesmo com fome! já chega aqui o cheirinho que se escapa da tua janela aberta, meu amigo!

beijinho grande

2:12 PM  
Blogger cm said...

Para quando a próxima receita;)
beijo

5:19 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Já conhecia o teu livro de receitas... é de passar e ficar com água na boca!!!

Gostava de confeccionar esta receita, mas aqui faltam-me alguns ingredientes, talvez possa fazer algo parecido usando a imaginação...

Uma boa semana para ti.
Bjos

6:25 PM  
Blogger lo said...

Olá meu doçe Nuno
sabes há dias que estamos sem vontade para nada,e por isso nem inspiraçao temos para escrever.
hum e quanto ao ser provocadora
estás a assustar me, quando escrevo naõ é com intenção de provocar ninguem,só falo dos meus desejos... mas se deixo assim as pessoas vou ter que deixar de escrever essas coisas.
olha espero que este post novo não te faça mal...
:)))))))))))
beijooooooooo

2:31 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno???

Estou te enviando uma mensagem e se puderes, podes me dizer alguma coisa a respeito??? Sei que amanhã estarás fora, mas quando tiveres um tempinho, se puderes dar uma olhadinha e me dar tua opinião, vou te agradecer muito...

Beijinhos para tua noite!!!

Cris

5:35 AM  
Blogger Desambientado said...

Nuno.

Este teu espaço continua fantástico. Faz tempo que não vinha aqui, por razões várias, regalar a vista. Um abraço.

Félix

7:10 AM  
Blogger lo said...

This comment has been removed by a blog administrator.

8:58 AM  
Blogger lo said...

Olá querido Nuno
tormentos não tenho so muitas vezes cansada que me leva a não ter inspiraçao.
mas... houve alguem que me desafiou
e conseguiu agusar os meus sentidos,
por isso por enquanto tou inspirada
hihihih
querido vim te dar os bons dias e te deixar o meu
:)))))))))))
beijoooooooo

9:03 AM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Parabéns pela distinção! é bem merecida, os tuas post são sempre de elevada qualidade.

E se é verdade que se come com os olhos, já muita gente comeu dessas fotografias :)))

Um abraço.

9:20 AM  
Blogger Vida said...

Meu caro amigo Nuno, esta receita e fotos sensacionais deram-me uma fome...
Pena não poder provar esta pasta mas num futuro quem sabe...???

Beijinhos.

1:01 PM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

Nuno....vou ficar longe...volto só em meados de Setembro.


até lá deixo a certeza de que por aqui a beleza e a serenidade inteligente continuará...


obrigada.

um abraço.

4:05 PM  
Blogger MiaHari said...

Minha casa ainda não está decorada mas... as portas estão abertas para todos quantos venham por bem.

Um abraço.

6:27 PM  
Blogger Luna said...

Bem...que aspecto delicioso, mas é maldade, iniciei dieta o mes passado, estou quase a babar-me
beijokas

7:54 PM  
Blogger Deepak Gopi said...

Back again

12:31 PM  
Blogger alice said...

querido nuno,

cada vez sinto mais a tua falta

o tempo é ingrato, porque passa sem nos deixar perceber o sabor dos afectos e o seu imenso valor

espero-te bem acima de tudo e agradeço esta receita de ternura

um grande beijinho para ti

alice

3:53 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Grande cozinhado... ;)

3:02 AM  
Blogger o alquimista said...

Passei para te deixar um abraço amigo...

1:25 PM  
Blogger WHITE ANGEL said...

Deve ser delicioso...
Beijos com carinhos...

2:42 PM  
Blogger TRILHAS&TERRAS = Homem em Movimento said...

Nuno???

Amanhã é aniversário do Castor...
E te deixo um beijo em agradecimento pelo muito que me diverti ontem!!! Giga ao Hélder que eu gostei muito dele e que espero a visita de voces dois mais vezes, para rimos juntos e nos divertirmos ao sabor da boa música!!!

Beijinhos de bom final de semana!!!
Ca Cris!!!

Citei teu nome em meu último post e também o do Castor.

7:39 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno???

Não é no TRILHAS que eu te citei...
É no Lâmina...

Beijinhos!!!
Cris

7:42 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno???

Não é no TRILHAS que eu te citei...
É no Lâmina...

Beijinhos!!!
Cris

7:43 PM  
Blogger Picasso said...

Amigo Osvaldo, está interessante esta ideia do livro de receitas com as fotos a espelharem o desenvolvimento do prato!

Abraço.

9:50 PM  
Blogger Mariliza Silva said...

Menino, Fiquei com água na boca.
Enquanto eu não comer um pesto verdadeiro eu não vou sussegar!!!

Obrigada pela delicadeza de nos mostrar a simplecidade da perfeição da natureza!

Feliz 2007

Mariliza Silva
marilizasilva.blogspot.com

12:36 PM  

Post a Comment

<< Home