Friday, September 01, 2006

Janelas do Livro de Receitas II...

Os segredos das Janelas das Tartes...


Estes são os pequenos regalos que aqui podemos colher...
Depois de uma curta estação,

onde da colheita dos Pêssegos, em Julho,

ao amadurecimento das bagas de Arando, em Setembro,

ficamos com a sensação de que perdemos
o Verão,
entre a curta Primavera e o Outono de que apenas temos uma vaga ideia!...



Porém, juntando estes dois frutos,
fazem-se umas ricas tartes, como o Flã de Pêssegos,
ou a Tarte de Pêssegos com Arando

e mesmo com algumas outras variações, doces ou salgadas!...



Primeiro, temos de preparar a massa do pastel,
juntando a farinha e a manteiga,



até se conseguir uma farinha húmida,
mas não pastosa, ainda!...



Depois, com as mãos, é necessário juntar-lhe o creme do leite,
e amassar até ficar com uma consistência de massa de pão,

homogénea, e sem se pegar...



Estende-se a massa, molda-se na forma,
e coloca-se no frigorífico,
à espera do recheio.


Por vezes, mas não é este o caso,
existem receitas que necessitam desta massa pré-cozinhada.

Nesse caso, depois de se moldar a massa na forma,

forra-se o fundo com papel vegetal e cobre-se com feijões secos.
Depois leva-se ao forno, bem quente, durante 10 minutos.

Retira-se do forno, deixa-se arrefecer,
removem-se os feijões
e o papel vegetal,
e congela-se a massa até ser utilizada.


Se quiserem cozer esta massa completamente,
depois de terem retirado os feijões e o papel vegetal,

ou mesmo directamente depois de ter sido congelada,

Podem levar esta forma ao forno quente, de novo,

durante mais 15 minutos, até ficar loira!...


Agora voltemos à receita incial...
Os pêssegos devem ser cortados aos gomos,

e quem não souber fazer isto, não devia entrar na cozinha até aprender! (hehehe...) Depois de cortados, são colocados na forma, formosamente alinhados...


ou...
se a receita for a dos pêssegos com arando,

então devem-se misturar ambos os frutos,
numa taça de vidro, com açúcar de pasteleiro
e farinha de tapioca, e deixar repousar durante
meia hora, até a mistura começar a criar sumo.


Depois, esta mistura é deitada na forma do pastel,


e deve ser coberta com massa, que neste caso
se terá preparado com antecedência.




pincela-se com ovo batido, e vai ao forno...


Se quizerem, também podem fazer esta receita sem usar a forma!...
Nesse caso, rolam a massa, colocam num pirex baixo, redondo,
só para conter a forma inicial,
deitam o recheio no centro,
dobram o resto da massa por cima,


pincelam com o ovo batido, e levam ao forno...


Se decidirem continuar a receita do Flã de Pêssegos,
depois de os terem alinhado na forma,


agora batem os ovos com o açucar fino,
até obterem um creme.
Juntam as natas, o leite, e a baunilha, batem de novo,
e deitam em cima dos pêssegos,
carinhosamente!...


Também esta receita vai então ao forno...


Depois de todas estas misturas e variações,
é fartar, vilanagem!...


Toca a comer que a vida é curta,
e se não forem os bons momentos passados ao Sol,
com quem gostamos, e nas petiscadas,
para além da nossa jornada pessoal,
de experiências e aprendizagem nesta vida,
pouco mais se leva daqui!...


Por isto tudo,

BOM PROVEITO!...


Bem, o melhor é deixar aqui as receitas!...

Para a massa do pastel:

2 chávenas e 1/4 de farinha
165 gramas de manteiga
ou, para uma massa mais folhada,
100 gramas de manteiga e 65 gramas de banha...
0.65 dl de creme de leite, ou natas líquidas
(para amassar à mão, depois dos outros ingredientes terem sido misturados).

(Se fizerem a receita da Tarte de Pêssego com Arando, precisam de fazer o dobro da receita, mas não multipliquem os ingredientes!...Façam a receita duas vezes!...)

Variações na massa do pastel:
Se quizerem fazer uma Tarte Salgada (De Beringela com Tomates, por exemplo!...), podem usar a seguinte variação nos ingredientes da massa, se bem que o processo seja o mesmo.

2 chávenas de farinha regular
1/2 chávena de farinha integral
1 colher de chá de sal
165 gramas de manteiga
ou, para uma massa mais folhada,
100 gramas de manteiga e 65 gramas de banha...
1 colher de sopa de rosmaninho fresco, picado, ou sementes de cominhos, em pó.
0.65 dl de água fria (para amassar à mão, depois dos outros ingredientes terem sido misturados).
.

Para o recheio da Tarte de Flã de Pêssegos:

6 Pêssegos maduros, descacados e cortados em gomos
2 ovos inteiros
80 gramas de açucar de pasteleiro, muito fino.
1.25 dl de creme de leite, ou natas líquidas.
1.25 dl. de leite
1 colher de chá de extracto púro de baunilha.
Vai ao forno quente, durante cerca de 1 hora, até o flã cozer.

Para o recheio da Tarte de Pêssegos e bagas de Arando:

6 Pêssegos maduros, descacados e cortados em gomos

250 grs. de bagas de Arando (aqui chamam-se "Blueberries"!...)

1 colher de chá de canela em pó

65 gramas de açucar fino

2 colheres de sopa de farinha de tapioca (farinha Maizena também resulta!...)
Vai ao forno quente, durante cerca de 1 hora e meia.

Tarte de Beringela com Tomates


(Esta receita, vou guardar para a próxima!...Assim, sempre lhes faço crescer mais um pouco de àgua na boca!...)


Este, e todos os tópicos relacionados com o Livro de Receitas e a cozinha, são dedicados à minha Avó, que foi minha Mãe também, e que, apesar de tentar correr sempre comigo da cozinha, não o conseguiu muito bem!...
Graças a esse meu interesse genuíno pela cozinha, e à persistência de tentar sempre "ajudar" (mesmo que fosse só a rapar o tacho do doce!...hehehe), logrei assim aprender as suas receitas, os seus truques, e a sua precisão com as medidas. Também dedico este tópico a todos os que sentem a mesma paixão pela cozinha, e pelos tachos!...



29 Comments:

Blogger MiaHari said...

Sabores... da cozinha mas,
acima de tudo, da VIDA!...

Muito obrigada, delicioso!
Grande abraço.

11:24 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Queridíssimo Conde!!!

Estás deliciosamente engraçado nessa foto de cozinheiro, Querido Conde!!! Faltou a presença do Hélder e da impagável viola e por falar nisso, senti falta da seresta de final de tarde, mas agora entendo... Estavas envolvido com os tachos e as receitas!!!
Penso que deves urgentemente atrelar os cavalos, arranjar boas malas e rumar para terras do sul, pois há aqui a tua espera, boa cozinha e farta vontade de provar dessas tuas receitas!!! Traga junto o Castor e todos que se dispuserem e vamos brindar ao sabor da alquimia da boa e farta cozinha!!!

Com reverências Nobre Conde, é que aguardo por sua presença!!!

Baronesa de Rio Vermelho,
De terras de mesmo nome!!!

9:58 AM  
Blogger Maresi@ said...

Belas receitas! Fizeste- nos "saborear" deliciosos manjares...

Beijo suave__________Maresi@

3:43 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Que delícia! Que Janelas!

Com pessegos ou morangos deve ser mesmo um manjar dos deuses.

As imagens fazem-nos ficar com água na boca de tão suculentas!

Tenho uma receita especial de uma sobremesa para te mandar e estava com algum receio pois achava que era muito trabalhosa mas... ao lado das tuas...até é fácil e rápida.

Aqui só vejo um problema: ao pé de ti, não há dietas pra ninguém. As tuas iguarias são irresistíveis ao olhar e ao paladar. Como diz um amigo meu "é tudo muito apaladoso".

Vou arranjar coragem para experimentar enquanto temos bons pessegos.

Bom fim de semana para ti.

10:15 PM  
Blogger Vida said...

Bem querido amigo, não há dieta que resista a estas receitas que aqui nos trazes, estas tartes eu vou experimentar e depois digo-te o resultado, o que é certo é que fiquei cheia de fome. Um bom fim de semana.

Beijinhos.

10:31 PM  
Blogger Lena Casas Novas said...

É já sei como aprender a cozinhar e fazer umas goluzeimas. Haja calorias para queimar.E apitada de poesias com uma alvorada, cai bem.Te vejo no Portal

12:43 AM  
Blogger Luna said...

Fiquei deliciada, só de ver as fotos! Sou gulosa e para mal dos meus pecados adoro fazer doces...
Doces caompanhados de belissimas palavras... Que tentanção!

Vou passando por cá para espreitar pelas tuas janelas!

Beijos Lunares

10:46 AM  
Blogger lo said...

Olá querido
olha se por acaso eu engordar,vais ter que me ouvir hihihih
com essas delicias quem vai resistir.
lindao sabes uma coisa uma amiga desafiou me e como nao resisto a um desafio lá fui eu ne hihihihi
bom vai lá ver e diz me tu quem eu sou hihihihih se por acaso fores capaz e tens estado atento...
olha espero que estejas a divertir
bom domingo ah pois e bom feriado.
deixo te o meu
:)))))))))))
beijooooooooo

10:54 AM  
Blogger Luís said...

Eu nem nutro grande afeição pelos tachos e pela cozinha, mas depois de ver estas fotos estou a pensar seriamente em arriscar: vamos ver o resultado!

12:15 PM  
Blogger Maria P. said...

Fantásticas! Eu até senti o cheirinho...humm!!

10:29 PM  
Blogger kikas said...

Ó Nuno não há hipotese de encomendar e virem trazer a casa?
É que tudo isto até crescer agua na boca, mas o tempo é curto até para fazer o jantar obrigatorio, quanto mais esta doçaria assim.
Jinhos, e se és tu na foto, estás o maximo

1:24 PM  
Blogger cm said...

Lá vou ter de voltar ao ginásio!
Que maravilha de tartes... hummm!
Beijo... com essência doce

5:24 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Fiquei extasiado com este post! É de olhar e morrer por mais... Fotos delíciosas :))))


Um abraço

2:25 AM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

é um autêntico Gourmet!

Vou continuar a passar por cá!

cláudia

2:59 PM  
Blogger Maria Silva said...

Que maravilha! Quem me dera saborear...

4:50 PM  
Blogger Maria Silva said...

Que maravilha! Quem me dera saborear...

4:51 PM  
Blogger lo said...

Olá Nuno
puxa tu fostes o que me descreve
como dizer,mais profundamente hihihih
tenho que ter cuidado esta muito atento a conheçeres a minha alma.
deixo te o meu
:))))))))))))))
beijoooooooooo

9:44 PM  
Blogger Eva said...

Ai que fomita que me deu!
logo hoje que só me apetecem doces...

1:45 AM  
Blogger Luna said...

Bem... chega a ser maldade,imagem de deleite para a alma e goloseimas para o corpo, assim fico com os olhos em bico
beijos

7:06 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Estas tuas janelas de culinária são delíciosas, belo livro de receitas...


Um bjo

7:24 PM  
Blogger Desambientado said...

Olá Nuno.
Quiz retribuir o comentário, mas foi difícil porque há um pop up associado à tua página, que impede que se possa descer. De qualquer modo deu para ver os pratos que deixam água na boca e abrem o apetite.

Um abraço.

Félix

9:44 PM  
Blogger Mia said...

delicioso!!!!!!!! simplesmente apetecivel!! 1 fatia aqui para a mesa do canto! :)))
as fotos estao fabulasticas!
vou fazer dp te digo se correu bem ;)

beijos doces

1:01 PM  
Blogger alice said...

querido nuno,

és absolutamente incomparável!

isto deixou de ser uma caixa de comentários e passou a ser uma caixa de salivação ;)

beijinho enorme, amigo

alice

2:16 PM  
Blogger arabie said...

Olá Nuno Osvaldo
Gosto da 2ª versão da tarte de Arandos.
Na foto estás em grande!!

9:42 PM  
Blogger o alquimista said...

Às tantas estão mesmos todos cá, e já conspiramos...quem será o dono da cozinha???...amigo, isto está a merecer um livro a que eu chamaria (O Estomago também tem Alma)


Grande abraço

10:28 AM  
Blogger DarkMorgana said...

Ok...acho que a baba está já a chegar à fila do ASDFGHJKLÇ^!!!

Não é suposto prender-se o cabelo quando se cozinham coisas tão boas?
Ou...o segredo é o belo do cabelinho misturado no recheio?

Obrigada pela partilha e parabéns pela eterna dedicação às coisas mais simples e mais belas da vida...

7:46 PM  
Blogger lobices said...

Nuno:
...bolas!....... aqui na minha terrinha são, neste momento, onze da manhã e só de ver estas belas fotos tão doces já fiquei cheio de fome e com água na boca
...isto não se faz
...lol
...um abraço

11:10 AM  
Blogger Menina Marota said...

Fizeste-me cá uma fome!!!
Tenho que ir lanchar... que pena não ser uma fatia desses belos manjares... ;)

6:25 PM  
Blogger cm said...

Retribuo o beijo... doce!

6:34 PM  

Post a Comment

<< Home