Tuesday, October 17, 2006

Janelas do Porto

Com o Porto ali tão perto,
Decidi passear até lá,
onde também se sente o cheiro a Maresia...

Assim, meti-me no Alfa Pendular, e vai disto,
que de Lisboa ao Porto são apenas duas horas e meia...


Chego ao Porto, que já tem Metro,


E deparo-me com uma Ribeira
Arranjada e bem composta,



Orgulhosa de dar a conhecer,
E manter acesa a chama,

Da sua história,
E da sua tradição.



Na praia, por entre os vultos de mulheres,
Vestidas de angústia e de preto,



Com os rostos sulcados pelo sal,
Ouve-se o murmúrio do vento,
Misturado com o lamúrio carpido
que chora a perda dos homens…



Foi o Mar, …Foi o Mar!…

“As Ondas do Mar são brancas,

São brancas e amarelas,

Coitadinho de quem nasce,

P’ra morrer no meio delas…”,

Cantava o nosso Zeca…



Histórias de barcos negros,


Misturados na penúmbra
E no nevoeiro traiçoeiro,
Que lhes leva os homens

E lhes trás o pão,

E a incerteza do retorno…

Uns, que se afogam em água,

E outras, que se afogam em lágrimas,
Ambos sentem o sabor do mesmo sal,

Que vem da terra e do mar,

Do suor e do sangue

Que neste mundo deixamos…


Ao fim do dia,

O Sol foi a testemunha
Do que se disse,

E do que se fez…


E em agradecimento,

Oferece-nos um bailado de cores,



E entrega as nuvens, à guarda da Lua, Que é companheira da Noite, E embala as Estrelas, Ao som do bater das ondas…


É o Mar,…É o Mar!…


Nuno Osvaldo

Este tópico é dedicado ao mar, e a todos os que, de uma forma ou de outra, se perdem nele…

Obrigado a todos pelos comentários que aqui deixaram durante a minha ausência.
Por questões de trabalho, as minhas visitas aqui serão intermitentes e esporádicas,
mas guardarei os vossos comentários no coração, mesmo que nem sempre possa retribuir.

41 Comments:

Blogger MiaHari said...

Olá Nuno,


Bailado das nuvens no seu deslizar...
Bailado das ondas do mar em seu vai-vem...
Bailado das cores em campos azuis...
Bailado da Vida, fora e dentro de nós!

Um abraço.

11:25 PM  
Blogger Maresi@ said...

Ola Nuno:)))

Belas fotos essas da velha cidade Portuense...linda pela sua história e tipica pela Ribeira...onde milhares de gaivotas...sobrevoam o doce Douro...
Por-de-Sol...belo..ofuscante por entre nuvens ameaçadoras.. que esconde o segredo do que " se disse...do que se fez..."
A Lua assiste serena ao bailado das cores...à serenidade do mar... á comunhão dos sentidos e das Almas...
Bela esta tua viagem...

Beijo suave_____Maresi@

12:01 AM  
Blogger cm said...

Foi longa a espera, mas valeu a pena, sem dúvida!
Hoje chego aqui e deparo-me com um espectáculo, de luz e cor... o mar, esse mar que traz com ele lágrimas, as minha lágrimas, é nesse mar que deposito o meu sal... o Porto, posso atrever-me a dizer que "amo" o Porto, principalmente o seu mar, a Foz...
e confesso, também que um dos meus sonhos, é um dia viver em frente ao mar, ao meu mar (não quero uma vivenda, nem um apartamento de luxo, basta umas águas furtadas... não é pedir muito pois não!? ;-)

Beijo e obrigado por esta prenda, ou melhor por este bailado...

10:31 AM  
Blogger Dafne said...

Olá Nuno. Sê bem vindo!
A blogosfera já tinha saudades destas "Janelas"! lol)
Um xi grande

5:15 PM  
Blogger Rosalina Simão Nunes said...

uma partilha muito bonita.
obrigada.

7:54 PM  
Blogger Pé de Salsa said...

Olá, bom dia Nuno,

Este teu post está delicioso. Só faltou mesmo a prova do famoso néctar.

São imagens de rara beleza pois o "nosso" Porto é a mais bela cidade Portuguesa. E as suas gentes, directas, verdadeiras, sem papas na língua, mas carinhosas, são um verdadeiro doce!

Transcrevo aqui parte de um pequeno texto sobre os famosos Barcos Rebelos ou Rabelos:

"Ao descer o rio, os rabelos traziam o vinho do Douro. Constituíam, no passado, senão o único meio de transporte entre o Porto e as terras de riba-Douro, pelo menos o mais acessível.
Inalterável na forma durante séculos e séculos, o deslizar do barco rabelo é solene, majestoso no equilíbrio do seu conjunto, com grandeza no aparato rude da sua arquitectura."

"Pelo seu todo, desde um tempo majestoso e bizarro, é que o rabelo é a mais típica das embarcações fluviais portuguesas."

Parabéns.
Agradeço-te por tudo isto!

12:33 PM  
Blogger mnemosyne said...

Belíssimas imagens...belíssimas palavras. Na verdade é uma cidade que vale bem a pena visitar.
As noites da cidade não são só as festas do orago ou a vitória dos dragões, há a respiração do rio que abafa as casas e embrulha as luzes, uma claridade baça de convivência e mistério. A beleza, essa, tornou-se maior ainda porque o Porto já tem sábia serenidade de um sorriso tranquilo e confiante.
Parabéns por este excelente post :) Um beijo

3:21 PM  
Blogger Maria P. said...

Bela viagem!

beijinhos:)

11:58 PM  
Blogger Isabel said...

Lindo. Lembrou-me o meu fado favorito. O que mais me faz estremecer O barco negro da Amália.
Fala precisamente da mulher do pescador que na praia aguarda que o seu homem volte do mar.
Assim diz o fado:
" dizem as velhas da praia que não voltas.
Eu se meu amor, que nem chegaste a partir pois tudo em meu redor me diz que estas sempre comigo"
São loucas!
São loucas!
Lindo o fado que vou agora cantarolar o dia inteiro e lindo o que escreveste.

Voltarei a passar por aqui.

Isabel

10:53 AM  
Blogger justine said...

adorei esta viagem a bordo do teu expresso

um beijo
justine

12:28 AM  
Blogger WHITE ANGEL said...

Adorei o teu Sol e o teu mar!!!!
beijos com carinhos...

12:13 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Olá Nuno! Bonita viagem, imagens excelentes, principalmente a dos baços.
Um abraço.

10:48 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

MAlandreco!

Estiveste no Porto e não disseste nada!

Unforgivable!

CSD

1:12 PM  
Blogger arabie said...

olá Nuno Osvaldo!
tenho andado distraída, então estiveste no Porto?
Ainda bem. assim presenteaste-nos com o teu sentir.
beijo

12:36 PM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

Foi o mar Nuno foi o mar que tanto te fez assim....


__________________obrigada.

beijos.

4:07 PM  
Blogger P.ALVES said...

Muito bonito o poema, gostei tanbém da junção imagens/palavras.

http://dezcontos.blogspot.com/

9:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá meu doce amigo
Sem duvida essas fotos são lindas...
Eu tambem me perco quando vou ao porto,porque acho que é lindo.
desejo te um lindo dia.


:))))))))
beijoooooooo

9:12 AM  
Blogger Maria Silva said...

Sempre a brindar-nos com belas imagens.

saudações

8:16 PM  
Blogger crt said...

Como consegues? Como fazes?
Qaundo penso que já mostras-te o que havia de melhor, eis que me surprendes novamente!! São maravilhosas. Um abraço.

10:22 PM  
Blogger DarkMorgana said...

Obrigada pela visita muito bem guiada!
Bjs

1:19 AM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno Querido!!!

Vim te deixar meu abraço e meu desejo de sucesso e toda a felicidade para todos os teus dias e que hoje, especialmente... Muitas coisas boas, alegria e realizações de todos os teus sonhos!!!

Muitas felicidade e beijinhos da Cris!!!

11:43 AM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno...

Vá até o blog
http://vascooswaldosantos.blogspot.com

Dê uma olhadinha e deixe lá tua opinião que sabes, é muito importante!!!

Beijinhos,
Cris

12:48 PM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

b e i j o ......

3:55 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Pikeno!
Não imaginas que bem me fizeram as tuas palavras! É verdade que estou reformado do trabalho obrigatório. Mas não me reformei da vida. Se der tempo, vou espatifar o máximo possível da vossa - já bem definhada - herança. Hehehe!
Proponho que se façam fotos, azulejos e outras patifarias menores. Com muito vinho!
Papy

1:29 AM  
Blogger Light said...

Linda a cidade,mas mais bonito o mar seja ele de onde seja visto...

4:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boa noite, Nuno,

Continuo a visitar-te porque as tuas belas janelas encantam-me.
Mas ando com saudades de uma nova janela. Para quando?

Sei que o trabalho que não te larga mas faz um esforço, está bem?

Um abraço

10:36 PM  
Blogger Maria said...

Olá Nuno.
Bonitas fotos que se encontra por aqui.

Ontem fui ver uma exposição de fotografia e também lá encontrei fotos lindas do "ESCRIBA".

Há um ditado que diz: "filho de peixe sabe nadar"

Parabéns.

Até à próxima.

9:19 PM  
Blogger Paúl dos Patudos said...

Estou completamente rendida à beleza de todas as fotografias. Isto sim , é fotos com muita qualidade e entrega, para além da criatividade do autor. Parabéns.
Vou voltar de certeza absoluta.
beijos patudos
Ana Paula

7:43 PM  
Blogger cm said...

Olá, Nuno
é só para deixar um beijinho e dizer que já tenho saudade de ver estas janelas abertas!

Beijo

9:32 AM  
Blogger A. João Soares said...

Já foi dito tudo sobre tão lindo post. O POrto é rico de beleza, mas é bom que elas sjam mostradas sem tibiezas. Mostre-se tudo , muitas vezes.
Convido para uma visita ao blogue
Do Mirante
http://joaosoares.blogspot.com
Não tem imagens mas tem textos a focarem temas de interesse nacional, aparecendo novos textos quase diariamente.
Um abraço
A. João Soares

9:58 PM  
Blogger AnaGarrett said...

Por incrivel que pareça nunca visitei o Porto.

12:09 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

vim maravilhar-me....uma vez mais. sempre mais.




grata. mt.


beijo.

2:59 PM  
Blogger MiaHari said...

Boas Festas!
Que a alma celebre connosco o Natal, em Amor e Paz!
Decerto... esta Janela estará aberta!

Um abraço.

12:50 AM  
Blogger Luna said...

O mar, que nos faz sonhar, nos lava a alma, nos dilacera o coração, tem a magia das estrelas,e junto dele nos sangra o coração.

deixo-te um beijo terno de bom natal

9:52 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Nuno...

Muitas coisas boas e que teu novo ano seja uma sucessão de bons acontecimentos. Que todos os teus sonhos se realizem e que sejas sempre muito feliz!!!

Tudo de bom a ti e a todos os teus!!!
Com beijinhos,
Da Cris

4:54 PM  
Blogger Desambientado said...

Votos de um feliz Natal.

9:57 PM  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Há muito que andas desaparecido...

Mesmo assim gostava de te desejar um feliz Natal e um ano novo repleto de paz, amor e muita... muita felicidade!

Um bjo

10:25 PM  
Blogger Jorge Moreira said...

Como é linda a minha Terra!

Um Santo e Feliz Natal.
Votos de Felicidade para toda a tua Família.


Jorge Moreira

2:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

*QUE, EM 2007, A ALEGRIA ESTEJA SEMPRE NO TEU CORAÇÃO*

1:31 AM  
Blogger Mariliza Silva said...

Nuno,
Parabéns pelo seu blog, suas janelas, sua alma. É maravilhoso saber que não estou sozinha em abrir meu coração e minha alma em blog. Repare não meu blog que é muito simplezinho ainda, mas vem de dentro de mim.Estarei linkando seu blob no meu, ok!!
Feliz 2007

Mariliza
marilizasilva.blogspot.com

8:58 PM  
Blogger António Centeio said...

Visite na Internet o site, www.gazetadospatudos.com

9:25 AM  

Post a Comment

<< Home